Monitoramento detonações

Monitoramento Sismográfico De Detonações De Rochas

Monitoramento Sismográfico de Detonações de Rochas com Explosivos é o novo tema dos artigos do blog da Valmon Engenharia (também conhecida como Valmon Consultoria). Aqui na nossa página, você encontra diversos artigos por meio dos quais explicamos vários assuntos relacionados à detonação de rochas.

Assim, no texto de hoje, falaremos sobre a importância de se efetuar o monitoramento sismográfico de detonações de rochas e como ele é realizado no âmbito da engenharia de explosivos. Se ao final desse artigo você quiser esclarecer algum ponto acerca de tema, basta entrar em contato conosco. Somos especialistas com mais de 10 anos no mercado e já realizamos vários monitoramentos de vibrações e ruídos [clique aqui para mandar a sua mensagem] ou a envie para: contato@valmonengenharia.com.br.

Monitoramento Sismográfico De Detonações De Rochas

O monitoramento sismográfico de detonações de rochas é uma atividade vital para apurar os efeitos secundários das detonações. Isso porque, segundo SILVA (2013), um dos principais problemas de atrito da comunidade com a mineração é o desmonte de rochas por explosivo. Nesse sentido, detonações realizadas próximas a certos locais, muitas vezes, geram conflitos, devido a impactos ambientais.

Explosivos monitoramento

Normas aplicáveis

As normas aplicáveis ao monitoramento sismográfico de detonações de rochas variam de país para país. Assim, cada Estado é soberano para tratar desse assunto co base em sua legislação. No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas estabeleceu normas sobre esse tema (NBR 9653:2018).

Competência técnica

Na legislação contemporânea, não há determinações se o monitoramento propriamente dito deverá ser obrigatoriamente realizado por engenheiros. Inclusive essa questão é, frequentemente, alvo de muitas discussões no meio dos engenheiros de explosivos. Contudo, entendemos que um técnico de mineração bem instruído e de formação sólida detém capacidade suficiente para realizar as medidas, contato que um engenheiro seja responsável pela realização do procedimento.

Sismógrafo de engenharia

O monitoramento sismográfico de detonações de rochas é praticado com a ajuda de um equipamento denominado sismógrafo de engenharia.  De acordo com a ISEE (2011), sismógrafos de engenharia são utilizados em campo para registrar os níveis de vibração induzida no terreno por explosões e a sobrepressão atmosférica.

Guarda de registros

Guardar os registros, por dado tempo, é importante e manter informações como data, intervalos de tempo, local de realização do monitoramento, bem como outras informações pertinentes, é recomendável.

Calibração de equipamentos

A calibração de sismógrafos de engenharia é vital para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Nesse sentido, há recomendações para que se realize o procedimento ao menos uma vez no ano.

Para aprender mais sobre o tema, curta a página oficial da Valmon no Facebook [clique aqui]. Sempre avisamos por lá quando há novidades por aqui.

Para entrar em contato conosco, basta [clicar aqui]. Estamos sempre à disposição.

Comentários