O conteúdo desse blog é de propriedade da empresa Valmon Consultoria e Treinamento. Você pode reproduzir o conteúdo do blog da Valmon Engenharia sem modificações contanto que não se esqueça de eticamente dar os devidos créditos como "Valmon Consultoria e Treinamento". Para referências bibliográficas use: Valmon Engenharia, Título do Artigo. Disponível em: Endereço completo do artigo. Acesso em: data completa.
O Que Pode Dar Errado No Desmonte Subaquático? Muitos clientes entram em contato com a Valmon Engenharia, para discutir soluções acerca de problemas encontrados ao longo da execução da obra. Temos mais de dez anos de mercado no setor de desmonte de rochas por explosivos. Se esse é o seu primeiro acesso a essa página, seja muito bem-vindo (a).
O Engenheiro Sênior, Valdir Costa e Silva, da Valmon Engenharia (também conhecida como Valmon Consultoria), lançou o Livro Desmonte de Rochas no segundo semestre de 2019.
Após anos de dedicação a sua obra, que, diga-se de passagem, está entre as melhores do mundo, no ramo de engenharia de desmonte de rochas, finalmente todos poderão ter acesso a essa verdadeira aula em forma de palavras escritas. Dr. Valdir Costa e Silva é conhecido por exímia didática e combina, na medida certa, o rigor técnico exigido no campo dos estudos e ensino da engenharia.
Desmontes de Rochas em Zonas Urbanas é um tema que, vira-e-mexe, desperta discussões entre os profissionais que atuam na área de desmontes de rochas por explosivos. No artigo de hoje, vamos pincelar alguns pontos extremamente peculiares sobre a arte da engenharia de explosivos, no tocante aos desmonte de rochas em zonas urbanas. Se esse é o seu primeiro acesso a essa página, seja muito bem-vindo (a).
Se ao final da leitura você permanecer com alguma dúvida, comente abaixo. Estamos à disposição dos nossos leitores. Não vá embora com a sua dúvida, a hora de esclarecer é agora.
Continuando a conversa com os nossos leitores sobre “derrocagem de rochas“, hoje trazemos algumas informações interessantes e breves comentários sobre a arte de remover rochas submersas. Aqui na nossa página, já tratamos desse tema de forma introdutória em dois artigos. Os textos aos quais nos referimos são [esse, clique] e [esse daqui, clique]. Dando sequência ao estudo da derrocagem de rochas, nesse breve artigo, faremos um apanhado sobre as etapas por trás dessa técnica que visa a, dentre outros propósitos, proporcionar maior navegabilidade a uma hidrovia e, com isso, fortalecer a economia como um todo. Como explicado nos textos passados, a instalação de um sistema multimodal cujo objetivo seja o escoamento da produção agrícola, mineral e pecuária para a exportação, por exemplo, é imprescindível para um país. É necessário combater as restrições (fundos rochosos) de passagem em condições de calado restringido (particularmente na temporada seca) para que picos de rochas não atinjam o casco da embarcação.
Fogacheamento da rocha com uso de explosivos é um assunto muito recorrente entre engenheiros que atuam com escavação no bojo das operações de desmontes de rochas.
Os fogachos são rochas de tamanhos indesejáveis em relação a aqueles cujas especificações granulométricas são as exigidas (para destinação ao britador ou comercialização), em se tratando de mineradoras, por exemplo.
Já Ouviu Falar Da Vistoria Cautelar Para Detonações De Rochas? Esse procedimento visa a elaboração de um laudo denominado, no meio jurídico, de Laudo de Produção Antecipada de Prova ou como Ad perpetuam rei memoriam, cuja finalidade é não deixar com que os registros da verificação de uma coisa ou fato se percam no decorrer de um evento.
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais esclarece que a vistoria cautelar tem o objetivo de vistoriar e analisar tecnicamente o estado geral dos imóveis vizinhos confrontantes com uma obra a ser edificada e as imediações desta. Serão analisadas e relatadas as condições físicas e estruturais dos imóveis, as características construtivas, as anomalias, os defeitos e os danos físicos existentes. Estes dados deverão ser documentados, registrados e ainda fotografados na data da vistoria.
No artigo de hoje, disponibilizamos algumas breves informações sobre o descomissionamento e uso de explosivos. Se esse é o seu primeiro acesso ao blog da Valmon Consultoria, seja muito bem-vindo (a).
Na indústria de petróleo e gás, no tocante ao término da vida útil das instalações, a desativação de instalações que ensejam o desmantelamento e remoção dos equipamentos leva ao descomissionamento. Em virtude de condições de trabalho, critérios financeiro-econômicos (dentre outros), o uso de explosivos é, muitas vezes, a técnica mais apropriada para esta empreitada.
Projeto de derrocagem com explosivos. Fonte: Caterpillar.
Projeto de Derrocamento de Rochas Com Explosivos ou Projeto de Derrocagem de Rochas Com Explosivos é o novo tema do blog da Valmon Engenharia.
Inicialmente, cabe destacar que a Valmon Consultoria e Treinamento, com mais de dez anos de mercado, não executa a obra de derrocagem – nossa missão cinge-se à elaboração do projeto de derrocamento de rochas com explosivos. Já realizamos diversos projetos relacionados a canais, no tocante à validação da metodologia conceitual da execução de derrocamento, dentre outros aspectos.
Nesse sentido, não raro, potenciais clientes entram em contato com a nossa equipe para discutir sobre métodos de derrocagem a frio como, por exemplo, por martelo hidráulico (H115Es – figura ao lado) na ponta de uma escavadeira embarcada ou derrocagem a fogo.
De acordo com a legislação nacional, blaster é o elemento encarregado de organizar e conectar a distribuição e disposição dos explosivos e acessórios empregados no desmonte de rochas. Nesse artigo, vamos descrever brevemente as atribuições do técnico que, convencionalmente, é chamado de cabo de fogo.
Trocando em miúdos, blaster é, em última análise, a pessoa habilitada para o manuseio de explosivos.
Abaixo, respondemos algumas perguntas sobre o tema. Se ao final você permanecer com alguma dúvida, não hesite em nos perguntar. Fazemos questão de responder os nossos leitores.