DTH top hammer

Qual A Diferença Entre Down The Hole e Top Hammer?

Se você é da área de engenharia, em especial do segmento de perfuração de rochas, já deve ter se deparado com ao menos um dos termos abaixo:

  • Down the hole hammer;
  • Down the hole drilling;
  • Rotary percusive drilling;
  • DTH Hammer;

E coisas do tipo. No texto de hoje, buscaremos responder a seguinte pergunta: Qual A Diferença Entre Down The Hole (DTH) e Top Hammer?

Drilling e hammer

O verbo drill significa, dentre outras coisas, perfurar. Assim, a palavra drilling é empregada como o substantivo perfuração. O termo hammer é usado com o sentido de martelo. Para quem é leigo no assunto, esses termos costumam confundir, uma vez que, a princípio, pensamos em martelar e perfurar como duas coisas totalmente diferentes.

Qual A diferença entre Down The Hole (DTH) e Top Hammer?

Vamos supor que dois colegas de trabalho desejam realizar um furo. Para isso, eles poderão lançar mão de um martelo (que representará o pistão do equipamento denominado perfuratriz) e um super prego (que representará a nossa broca acoplada à perfuratriz).

Como você pode notar a partir da Figura 1, a intenção dos operários (que fazem o papel de uma perfuratriz) é a mesma: realizar um furo. No entanto, o método de trabalho executado pelos dois revela que a forma como estão empregando a força de impacto, certamente, não é a mesma. Enquanto a força de impacto do método denominado DTH  (imagem à esquerda) é centrada na cabeça do “super prego” (prego este que simboliza a broca de perfuração), o caso ilustrado pela outra imagem, em que o funcionário está sentado, demonstra que

Silva (2013), ao tratar do método DTH, ensina que o martelo e a broca de perfuração permanecem sempre no fundo do furo, eliminando as perdas de energia ao longo da coluna de perfuração.

Observe que, na perfuração down the hole, há uma menor perda de energia, haja vista que, a cada novo golpe aplicado à cabeça do prego (broca), a base do super prego não terá que percorrer o “trecho de sempre” que, inevitavelmente, geraria atrito com o camadas remanescentes de solo (ou rocha) provenientes de etapa anterior de escavação. Por outro lado, na utilização do martelo de superfície chamado, em inglês, top hammer (do lado direito), a força gerada pelo impacto será transmitida, também, via fricção lateral – o que gera perda de energia.

DTH significado
Figura 1 – Diferença entre Down The Hole (DTH) e Top Hammer. Fonte: https://www.gmd-eqpt.com

Daí o porquê do nome martelo de fundo, termo técnico comumente utilizado na engenharia ao tratar do DTH (down the hole hammer – martelo que desce o orifício / furo).

Repare, na Figura 1 (lado direito), que temos um símbolo de giro entre as mãos do operário o qual indica o movimento que o trabalhador deverá realizar no desempenho das suas funções. A Figura 1 faz uma analogia com o método roto-percussivo – executado por uma perfuratriz – ou seja, bate (percussão) e rotaciona (giro), bate e rotaciona. A batida é responsável por cravar o super prego (broca ou termo em inglês bit) e a rotação potencializa a ação de avanço a cada etapa. Observe no vídeo abaixo o funcionamento de martelo de fundo da empresa Sandvik:

Gimeno (1995) esclarece que o giro é fruto de um motor pneumático ou hidráulico atrelado à perfuratriz e do ar comprimido proveniente de um tubo. São realizados 600-1600 golpes por minuto.

Você pode ser levado a pensar que, em virtude das características citadas acima, a perfuração DTH é a mais sugerida para qualquer operação. Entretanto, isso não procede. É evidente que o martelo de superfície (top hammer) gera excesso de barulho em razão de não estar confinado como o DTH (martelo de fundo). No entanto, é preciso avaliar aspectos como o diâmetro e profundidade do furo que se deseja obter. Para furos com até 20 metros, por exemplo, o martelo de superfície pode ser a escolha ideal – inclusive para o caso de rochas com dureza até 200 GPa.

Nesse sentido, é importante avaliar os critérios na tomada de decisão para que se faça uma escolha adequada dos equipamentos e ferramentas apropriadas para o desmonte de rochas,  no tocante à perfuração.

Entendeu a diferença básica entre Down The Hole e Top Hammer? A Valmon Consultoria tem anos de experiência nesse nicho e pode auxiliar você e a sua empresa na tomada de decisão. Para entrar em contato conosco [clique aqui].

Nos próximos artigos, daremos sequência a esse assunto aqui no blog da Valmon Engenharia. Para ficar por dentro das nossas próximas novidades, curta a nossa página oficial no Facebook.

[clique aqui para ser avisado sobre novas dicas sobre perfuração]

Comentários