Derrocagem o que é, definição, conceitos e dados técnicos

Derrocagem: o que é derrocagem, definição e conceitos

O que é derrocagem? – Você certamente já ouviu o termo ‘derrocar’ sendo empregado em algum contexto como: a corrupção derroca o país ou a montanha se derrocou com o terremoto. De acordo com o dicionário Houaiss o verbo ‘derrocar’ significa pôr, vir abaixo.

Aqui a palavra ‘derrocar’ será empregada com o sentido de intervenção da engenharia que almeja a remoção de obstáculos compostos de formações rochosas presentes no leito de um rio ou mar.

Assim sendo, no contexto da engenharia de desmontes de rochas especificamente, derrocamentos hidroviários são normalmente circunscritos a um determinado local e, eventualmente, de pequenas dimensões – mas nem sempre. Quanto ao emprego de explosivos industriais, a derrocagem a fogo é geralmente selecionada dentre outras técnicas por fatores que levam a impossibilidade do uso de outras alternativas, ou ainda, melhor adequação às diversas condicionantes que favorecem o seu emprego.

A indisponibilidade imediata de um equipamento específico em uma dada localidade ou até mesmo a impossibilidade de transportar máquinas a um determinado local acabam favorecendo o uso de explosivos que, apesar de implicar no tratamento de legislação rígida e burocrática, são facilmente transportados.

Dentre outros fatores limitantes à escolha de outras técnicas, a economicidade e aspectos geológico-geotécnicos também podem ser mencionados.

Em apertada síntese, pode-se apontar que as etapas de derrocagem por explosivos consistem em: detonação subaquática, escavação mecânica (caso necessária) e transporte de materiais.

Pode-se dizer que a detonação subaquática contém inúmeras semelhanças aos outros tipos de detonação. Entretanto, dentre os aspectos que diferenciam o desmonte de rochas por explosivos executado em mineradoras (a céu aberto ou subterrâneo) ou em obras em terra firma, destaca-se o mais evidente:  meio onde ocorre a operação de detonação subaquática.

Por esta razão, potenciais impactos associados à detonação como, por exemplo, alteração de habitat (fauna e flora) com o aumento da turbidez da água, efeitos provenientes da liberação de energia térmica e propagação de ondas de choque e bolhas, compõe parte das preocupações atreladas à detonação subaquática.

Derrocagem: o que é, definição e conceitos
Navio Zim Djibouti com capacidade para dez mil unidades de contêineres em direção ao terminal Washington United no Porto de Tacoma – 10 de julho de 2013. Recorde do Porto.

 

Igualmente, a preservação de estruturas próximas como cais, diques, fundações de pontes, túneis etc. por monitoramento de vibrações se faz muito importante.  Vê se que tais pontos são fator chave que justifica a realização de estudos e investigações previamente à etapa dos desmontes.

Para continuar ligado nos próximos posts do blog da Valmon Engenharia sobre derrocagem, engenharia de explosivos, desmonte subaquático e outros assunto relacionados, você pode seguir a nossa  página oficial no Facebook e até mesmo Twitter!

Curta a nossa página oficial clicando aqui

Comentários