Danos estruturais

Danos Causados Pelas Detonações Por Explosivos

danos e explosivosDanos Causados Pelas Detonações Por Explosivos e Litígio Judicial – A atividade de extração mineral executada por pedreiras ou mineradoras pode ou não envolver o uso de explosivos para a etapa de escavação.

O emprego de explosivos na construção civil é também uma das vertentes dessa ferramenta poderosa de trabalho. A detonação de explosivos quando feita de maneira eficiente e em atendimento às normativos pertinentes, se trata de um procedimento técnico necessário para o bom desenvolvimento de empreendimentos que beneficiam toda a população de uma dada região. Dentre eles, pode-se mencionar obras de combate a cheias e a melhoria da mobilidade urbana.

Como toda e qualquer atividade sujeita a riscos, a detonação de explosivos pode ser alvo de conflitos socioambientais fruto da geração de alegados incômodos, tais como: a vibração do terreno, a emissão de ruídos e a geração de poeira.

Normalmente, as reclamações de moradores ou comunidades vicinais aos desmontes de rocha por explosivos não se limitam ao ruído dos fogos os quais, segundo os próprios depoentes, gerariam comprometimento da acuidade auditiva de residentes próximos aos eventos. Somado a isso, tais reclamações contemplam termos como “estrondos” e “tiros de canhões”, além dos inconformados vira-e-mexe narrarem a sensação do chão trepidando e o chacoalhar dos utensílios domésticos. Segundo a vizinhança, todos esses incômodos são decorrentes das detonações.

Já a parte que lança mão das detonações por explosivos para fins de escavação, sentindo-se injustiçada diante de tais afirmações, logo encarrega-se de esclarecer que a sua atuação está em consonância com os mais estreitos e rigorosos procedimentos de segurança e em conformidade com a legislação vigente.

O ápice desse mal-estar entre as partes ocorre quando ações são ingressadas na justiça contra a mineradora ou empreiteira pleiteando consertos em casas onde estariam aparecendo rachaduras – supostamente causadas pelas detonações.

Alegação de Residência Afetada

Tomemos o seguinte exemplo: uma empresa atuante no segmento de ferrovias necessita ampliar a malha ferroviária e por conta disso haverá a o emprego de explosivos em virtude de testes feitos que indicam a presença de rocha dura. Como medida preventiva a ser tomada previamente às detonações, recomenda-se a realização de vistoria cautelar. Detonações de Explosivos Esse mapeamento das condições fidedignas de estruturas próximas ao local das detonações funciona como registro de controle já que possibilita esclarecer eventuais dúvidas futuras acerca de supostas avarias às estruturas em decorrência das detonações. O monitoramento concomitante às detonações de explosivos é igualmente importante.  De acordo com a ABNT NBR 13752, a vistoria é definida como a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.

De qualquer forma, por motivos dos mais diversos, a condução da vistoria inicial nem sempre ocorre e as vibrações das detonações em obras são as primeiras a serem enquadradas para estabelecer um nexo de causalidade no âmbito do processo judicial.

Algumas das patologias mais comuns levantadas pela parte reclamante são:

  • Descolamento de revestimento;
  • Trincas em vidros;
  • Fissuras no chão, paredes e teto;
  • Pisos estufados;
  • Rachaduras nas paredes;
  • Infiltrações.

Ante o contexto de ânimos acirrados e repleto de incertezas dado o receio de que rachaduras comprometam a estrutura, não se limitando, dessa forma, a danos aparentes, fortalece-se o entendimento de que o laudo técnico emitido por um profissional experiente e isento se torna imprescindível para dirimir controvérsias.

Soluções Simples Para Problemas Difíceis

Embora do ponto de vista leigo prevaleça a sugestão do emprego de outras técnicas em detrimento do uso de explosivos para a escavação, rochas duras ou extremamente duras, vão no sentido contrário, inviabilizando essa escavação por meios mecânicos, fazendo-se necessário o conhecimento técnico da engenharia de explosivos.

À título de esclarecimento, há no mercado a prática de se utilizar iniciadores silenciosos e com tempos de retardos para reduzir a carga máxima a ser detonada (“parcelar a detonação”) com o objetivo minimizar os desconfortos acima citados, mas nem sempre essa solução é a mais adequada para o problema.

Para atender as demandas legais (Norma da ABNT NBR 9653:2005) recomenda-se que todos os eventos sejam monitorados por sismógrafos de engenharia.

O Papel do Perito e Laudo Técnico

Explosivos e ResidênciasÉ daí que surge a necessidade de se verificar se há de fato alguma relação de responsabilidade da empresa apontada como “culpada” pelos supostos danos. Nesse contexto, aparece a figura de um perito em detonações de rochas por explosivos.

O laudo é o documento técnico elaborado por profissional habilitado no qual são relatadas constatações, análises e conclusões de perícias, exames, vistorias e avaliações.

Resolução do Conflito

Em suma, o conflito entre moradores e mineradoras é geralmente pacificado com o fechamento de acordo em audiência pública que pode envolver restaurações (sendo este o caso) e das exigências impostas pela justiça

A contenda é prejudicial a todos. Há realmente os que se sentem de alguma forma prejudicados e incomodados pelas detonações das cargas. Contudo, há também aqueles que primam pela necessidade da continuidade das operações, não apenas como fonte de lucro do ponto de vista do investidor, mas dos funcionários do empreendimento usuário de explosivos e da economia local que contam com a permanência da atividade extrativa saudável e geradora de renda.

A Valmon Consultoria e Treinamento possui profissionais com a expertise e experiência técnica necessárias para a assunção do cargo e emissão de laudo técnico. Temos histórico em atuação como perito do juízo na área de engenharia de explosivos. Entre em contato conosco para obter maiores informações.

Nos próximos textos falaremos mais a respeito de Danos Causados Pelas Detonações Por Explosivos e Litígio Judicial e se você quiser ficar ligado nos próximos artigos da nossa equipe técnica, curta a página oficial da Valmon Engenharia, essa é a melhor forma de se manter avisado!

⇒ Quero ser avisado quando textos sobre desmonte de rochas com explosivos estiverem disponíveis [clique aqui]

Comentários